segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Afinal, eles lembravam-se!

Se pensas que o cérebro animal é um órgão atrofiado, sem qualquer capacidade de memorização, prepara-te para mudares de ideias…

“O psicólogo de animais Patfield comprou um bezerro e um boi num matadouro de Chicago. Antes, tinha combinado que os dois animais iriam "presenciar" a matança de 150 bois. Em seguida, foram levados para um pasto com estábulos que Patfield alugou.

Patfield conseguiu que cinco dos abatedores que trabalhavam no matadouro fossem mostrados ao bezerro e ao boi, várias vezes, durante a matança. Ao longo dos dois anos seguintes, os animais não tornaram a ver os abatedores.

O boi ficou sozinho, mas o bezerro foi incorporado num rebanho após um ano. Patfield fez duas grandes marcas nas suas orelhas. Após 2 anos, o psicólogo levou os abatedores até ao pasto.

Quando os homens desceram do carro, o boi assustou-se. Levou apenas alguns segundos e enfureceu-se, devastou o seu estábulo e atirou-se contra a cerca de arame, onde caiu ferido, gemendo de medo.

No pasto, juntamente com o rebanho, o bezerro marcado foi o único que fugiu quando se aproximaram os cinco homens. Correu em pânico. A equipa de busca encontrou o bezerro após 5 dias, a uma distância de 190 km, onde se tinha juntado a um rebanho estranho. Tinha perdido 55 quilos do seu peso.”

Aparentemente, os animais também têm memória e sentimentos semelhantes aos nossos… coloca-se a questão: ‘ Seremos assim tão diferentes?’

Diz-nos a tua opinião!

Até ao próximo post!
Usa o teu cérebro…

16 comentários:

  1. ai...o animal lembrava-se mesmo! :O
    ficou traumatizado!

    Bom texto...especialmente se vor verídico!
    talvez um pouco grande! com um bocadinho de paciencia percebe-se que é muito interessante!

    bom trabalho! espero pelo proximo post!!

    ResponderEliminar
  2. O coração do animal quando viu os homens até deve ter saltado
    (Puseram uma bela foto da Nicole)

    ResponderEliminar
  3. Nunca pensei que os animais se lembrassem durante tanto tempo ...

    Acho que o blog está muito interessante pois conseguem reunir várias curiosidades sobre o tema

    continuem assim :)

    Diana

    ResponderEliminar
  4. Wow. Impressionante. Lembrarem-se 2 anos depois é muita fruta. Podiam criar uma empresa que fizesse as pessoas fugir 190km que era uma boa dieta e tinham sucesso garantido :P
    Continuem o bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o tema é de uma pertinencia assinalavel pois é sem duvida um dos maiores problemas da sociedade a desvalorização da vida animal consideramdo-nos superiores a estes seres igualmentes merecedores do direito à vida!
    Achei exímio o modo como abordam esta tematica, através de peticulares curiosidades sem que estes tenham falta de rigor cientifico. Penso que se toda a gente tivesse esta mesma visão do mundo este seria algo consideravelmente melhor.
    É de louvar o trabalho que estao a desenvolver e aguardo ansiosamente o lançamento de novo "post"
    Desejo-vos boa sorte para a continuação da realização deste valeroso projecto.
    Sem mais motivo
    Luís Andrade, 27 anos, Tecnico da carglass

    ResponderEliminar
  6. Nem eu me lembro dos meus medos de há dois anos atrás!
    Começo a pensar que tenho um cérebro inferior ao dos bois! :D
    Pode parecer estranho, mas achei piada a isto e ri-me :D

    ResponderEliminar
  7. O meu cao tambem quando me ve abana a cauda e roça-se a mim... :D O meu cão tem sentimentos :P

    Mas nao sabia que os bezerros tambem eram assim tao sentimentalistas, é interessante... Continuem a postar assim coisas destas que eu venho cá de vez em quando ler :)
    Bom trabalho, continuem ...

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei :)
    muito interessante mesmo :P

    ResponderEliminar
  9. Uma curiosidade mto interessante.. :)
    Realmente se é verdade, é triste pensar no mal que todos os animais sofreram, estando estes ainda por cima conscientes do que lhes estava a acontecer :S
    para além disto, acho que o blog está engraçado, continuem o bom trabalho **

    ResponderEliminar
  10. gostei de saber, não esperava que os animais fossem assim :)
    VIVA AO MCE*

    ResponderEliminar
  11. Ola :D

    No nosso blogue "mobilidadehumana-leiria.blogspot.com/" fazermos referencia/ publicidade ao vosso blogue, ao vossos post's. Gostaríamos que retribuíssem com a mesma publicidade no vosso, para assim, mais pessoas acederem a todo o conteúdo que os grupos de Ap da nossa escola podem proporcionar à população.

    Fiquem Bem ;)

    ResponderEliminar
  12. Ora ai esta um post bastante interessante...
    Parabens pelo vosso trabalho e que continuem assim...

    ResponderEliminar
  13. a serio? eles lembravam-se?!? eina...isto faz-me pensar que devemos respeitar mais os animais...o ser humano pode ser muito inteligente mas devia lembrar-se que os outros seres tambem pensam e sentem! muito bem meninas! bom trabalho!! continuem!

    ResponderEliminar
  14. Curioso :) Muito bom post!

    ResponderEliminar
  15. Um dia acordei, depois de dormir
    E percebi que o que estava a sentir
    Era a dor de nao saber se sabem
    Aqueles bichos que numa folha cabem

    Entao, a um blog fui aceder
    (coisa de quem nao tem mais que fazes)
    E esta beleza fui encontrar
    Ah, como e bom navegar

    Nestes Mar de novidade
    Onde so e velho que tem idade
    E fica na cadeira
    A ver a claudia vieira

    Mas quem tem a audacia de saber
    Por mais que nao queira ter
    Vai ter sempre que ver
    Este bloger

    Alberto de campos!

    ResponderEliminar
  16. Coitadinhos dos bichos! Não admira nada que se lembrem daqueles 5 homens, quem esquece uma crueldade daquelas eu se fosse boi tb me punha a andar dali certamente, até mesmo como humano não me sentiria mto seguro :P
    O cérebro é realmente fantástico, tanto nos humanos como nos animais. Continuem o bom trabalho :D


    Jorge Andrade

    ResponderEliminar